-
Arquitetos: Atelier GOM, Atelierba
- Área: 480 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Jiajing Zhang
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Ciade Antiga de Baisha, localizada na província de Yunnan, é uma pequena vila de Lijiang, conhecida pela cordilheira Jade Dragon Snow e por ser a cidade mais velha de Lijiang. As casas típicas de madeira e tijolos dão as boas-vindas aos visitantes para descobrir a antiga e tradicional vida na vila.
O espaço pré-existente deste projeto contém uma estrutura típica de pátio do passado que, infelizmente, nunca cumpriu com a sua intenção. Esse fracasso inspirou os arquitetos a pensarem de diferentes maneiras em como desenvolver o potencial interesse no turismo.
O projeto busca o limite do tecido urbano. Considera uma extensão dos becos da cidade onde a vida social é alocada, criando uma pequeno centro dentro da cidade.
O projeto parte do tecido existente, sem intenção de repetir as linguagens antigas e pensando em acrescentar novo valor ao padrão urbano existente. Ao aumentar a densidade, precisou enfrentar a privacidade e a relação com o entorno, o que acaba por configurar o projeto. O interesse em explorar essas linhas imaginárias entre privado e público levou a uma configuração de unidades únicas espalhadas pelo terreno, mimetizando a ramificação do planejamento da cidade.
Essas unidades são implantadas em um grid, criando uma série de linhas, e em seguida são rotacionadas de acordo com as árvores existentes no terreno ou com as vistas do entorno. Esses movimentos precisos criam uma disposição aleatória, porém controlada.
O objetivo era oferecer o máximo de privacidade possível no piso térreo, estendendo o espaço interno para o exterior e, ao mesmo tempo, obtendo vistas únicas da paisagem circundante para cada cabana.
Durante o projeto decidiu-se por explorar ao limite as técnicas locais. A população local aconselhou, então, o uso de telhados inclinados por conta do clima. Devido à dimensão quadrada da estrutura, o telhado acabou tendo apenas uma água.
Toda a estrutura é de madeira de pinho, encontrada localmente, com seção quadrada com 4m de comprimento lateral. O primeiro andar é composto para permitir que a seção se expanda posteriormente, enquanto a planta é livre, para que a luz natural atravesse e quebre os limites horizontais.
Os espaços intermediários entre as unidades, os quais configuram pátios internos, são fechados, em dois lados, por tijolos negros, também encontrados localmente. Esses tijolos conectam o espaço interior ao exterior, e também limitam a partir da casa ao lado. Uma escada de concreto e madeira, uma mesa de concreto moldada in loco e a lareira de ferro completam o conjunto de acessórios dentro da planta aberta. No andar de cima, o tubo da lareira, o corrimão da escada e o colchão configuram o layout.
Originalmente publicado em 17 de outubro de 2017.